Como se vestir em camadas pra não passar frio no Ártico.
- Fernando Alves
- 9 de jun. de 2021
- 5 min de leitura
Vai viajar comigo e agora está preocupada(o) em como vai se vestir para se proteger do frio? Qual o tipo de roupa que vai comprar?
Não se preocupe, essa é a dúvida de 9 em cada 10 dos viajantes que me acompanham.
Para te ajudar preparei esse material explicando a forma correta de se vestir e qual o tipo de roupa levar, para não encher a mala de itens desnecessários que só ocupariam o precioso espaço.
Sim, o espaço para bagagem individual é controlado pois estaremos em uma road trip, nossa bagagem estará praticamente o tempo todo conosco, e é necessário que caiba a bagagem de todos os viajantes mais a bagagem do guia (que seguramente é a de menor volume), e seu equipamento.
Portanto preparei esse pequeno tutorial pra te ajudar a escolher o que levar e não desperdiçar espaço com itens que não serão utilizados.
Viajaremos para dentro do círculo polar ártico, a região mais fria do planeta, e durante as estações mais frias do ano onde, as temperaturas podem baixar até -30°c durante a noite.
Se vestir em camadas e escolher adequadamente como compor cada uma delas é a maneira mais eficiente de nos mantermos aquecidos e manter o conforto sem perder a mobilidade.
Serão 4 camadas de roupa e cada uma possui uma função diferente.
Camada 1 ou camada base.


É uma das mais importantes pois tem função de impedir a perda de calor para o ambiente.
A vestimenta adequada é a chamada segunda pele, de preferência feita de material sintético e não absorvível, que permita a drenagem da umidade do suor para o ambiente sem ficar molhada. Essa camada mantém o calor corporal.
Camada 2


Essa camada intermediária pode ser composta por camisetas de algodão, que irão absorver o suor, mas não farão contato com a pele e não darão a sensação de úmido, molhado...
Camada 3


Essa camada é normalmente composta por uma blusa um pouco mais grossa, podendo ser de lã, moletom ou então o fleece que é um tecido desenvolvido para manter a temperatura corporal sem deixar que ele se dissipe para o ambiente externo. É um material com variação de gramatura, sendo maior de 300 a recomendada para frio extremo.
Camada 4


Essa camada é a mais externa e deve ser composta por um casaco com capacidade de bloquear o vento, e de preferência também impermeável. Existem casacos com forro de plumas de ganso, e com forro de poliéster. Os de poliéster são mais pesados, menos compactos que os de ganso, mas para ambientes úmidos são mais apropriados pois secam mais rápido caso se molhem.
Membros Inferiores
Para os membros inferiores, normalmente 2 camadas já conferem o conforto térmico necessário em atividades externas, pois é a parte do corpo que está em constante movimento para nos deslocarmos gerando calor.
Camada 1


Segunda pele do mesmo material utilizado na parte superior do corpo naturalmente é a opção mais indicada, porém uma calça de flanela também pode ser utilizada. O único problema da flanela é que ela faz suar e retém essa umidade.
Mulheres com menos tolerância ao frio ainda podem utilizar uma meia calça por baixo da segunda pele.
Camada 2


Para dias secos, uma calça jeans já é suficiente, mas também pode ser uma calça de microfibra ou ou outro tecido flexível para te dar maior mobilidade.
Para dias úmidos o ideal é utilizar uma calça a prova d´água, que pode ser fininha par ser utilizada por cima do jeans, ou mesmo uma calça de esqui.
Uma opção para você não aumentar o custo da viagem comprando uma peça de roupa que talvez nunca mais volte a usar, uma opção é você alugar esse item específico no país de destino.
É uma opção mais econômica e encontramos desde calças e casacos, até um macacão para temperaturas extremas (esse é indicado para as noites de caçada a Aurora Boreal).
Cabeça:



As jaquetas que utilizamos normalmente tem capuz com forração, mas além disso é altamente recomendável que você leve gorros de lã sobressalente, cachecol ou protetores de pescoço de fleece, ou até mesmo uma balaclava para utilizar nas noites de atividade externa.
Mãos e pés:
As extremidades do corpo costumam ser as partes menos irrigadas pelo fluxo sanguíneo, portanto onde tendemos a ter a maior sensação de frio no corpo, por isso é muito importante protegê-las bem para garantirmos nosso conforto térmico.
Nas mãos o ideal é utilizar uma luva mais fininha de lã ou fleece, e uma outra luza mais grossa e impermeável, para poder brincar na neve a vontade.


Nos pés, a melhor meia é mesmo a de lã, podendo ser utilizada sobre uma meia de algodão comum.

E o calçado, quando estivermos em terreno com neve, é altamente recomendável que seja uma bota impermeável, pois ninguém irá gostar de sentir o pé molhado e congelando.


A bota é um item que se colocado na mala de viagens irá ocupar muito espaço, e como é sabido, a bagagem para quem nos acompanha em expedições é limitada. Nesse caso a minha dica é que você viaje calçando a bota de maior volume para economizar esse precioso espaço na mala, ou então alugue uma bota junto com os demais itens de vestuário, no país de destino.
Onde comprar:
Uma loja que gosto bastante é a rede Decathlon, que você encontra nas cidades mais populosas, ou então efetuar a compra pela loja virtual.
Eu particularmente prefiro comprar na loja física por 2 motivos. 1 - Você pode experimentar e acertar na compra logo de cara, combinar modelos, cores e ver na hora como lhe cai, e 2 – eu adoro visitar esse tipo de loja, fico com vontade de comprar tudo, fico planejando pra onde viajar pra usar cada item... então pra mim é um prazer.
Dicas para considerar quando estiver montando sua mala/mochila
É preciso ter em mente que o objetivo principal em nossas expedições é proporcionar seu encontro com a Aurora Boreal, portanto a maior parte do que você vai levar deve ter a finalidade de proteger nessa atividade.
Dito isso, vamos as dicas:
1. Não é necessário levar muitas peças de roupa (por exemplo uma combinação por dia), pois devido a baixa temperatura que enfrentamos, transpiramos muito pouco e as roupas não ficam com mau odor, podendo ser usadas mais de uma vez na viagem.
2. A segunda dica e a mais importante, toda a roupa que você for levar e que for mais volumosa, recomendo que viaje vestindo-a, assim como as botas. Isso já te da muito espaço para outros itens que você não queira abrir mão de levar.
O que não pode faltar na sua mala.
Óculos de sol – Fundamentais para os dias ensolarados em que formos caminhar na neve. O reflexo do sol na superfície branquinha incomoda bastante.
Roupa de banho – Embora estejamos viajando para um lugar muito frio, teremos várias oportunidades para nos banharmos em piscinas ou lagoas termais.
Toalha de banho – Praticamente todas as piscinas públicas ou lagoas termais que formos visitar oferecem o aluguel de toalhas, mas para o dia que formos para algum rio termal é importante que você tenha uma toalha com você.
Essa foram minhas dicas pessoais para você.
Venha viajar comigo e no caminho você me diz se foram úteis.
Um abraço!
Fernando Alves